domingo, 18 de outubro de 2009

Saudade: Substantivo composto

Meus olhos se abrem e, meio embaçados, enxergam que mais um dia insistiu em me cutucar para acordar e contemplá-lo. Mal decido espiar as nuvens para ver o que elas reservam ao meu guarda-roupa e já me dou conta, que, sem querer eu vou precisar optar em cada detalhe do que me acontecerá a partir do momento em que desentrelacei meus cílios. São minhas escolhas para hoje que decidirão se, em breve, eu me lembrarei dele como um passado valioso ou não.Sempre caí na rotina, mas agora eu decidi que, pelo menos hoje, eu vou analisar o que valeu a pena e viver algo diferente.
Abri a minha interna caixa de recordações e a inevitável saudade saltou dali me presenteando com um mosaico de sensações.
Saudade. Há quem diga que saudade é apenas um sentimento, já eu penso que saudade não tem definição completa, cada um tem a sua e se assim não o fosse, ela não seria tão explorada pelos poetas e amantes. Para mim saudade é se alegrar com quem um dia esteve ao meu lado, sofrer por não ter aproveitado tanto aqueles que eram importantes e eu não dava o devido valor, é se alegrar com doces recordações.
Saudade é sentir uma agonia, um sofrimentozinho desesperado quando marcamos de fazer/rever algo ou alguém que alicerçou uma fase da vida. É conseguir sentir o cheiro de um perfume, relembrar um olhar apaixonado ou ter a esperança de um dia tudo voltar ao que era. É praticamente tocar um momento adornado de recordações.
Saudade é a comida da avó, o cheiro do avô, a primeira vez em que alguém me deu a mão, retratos, vozes. Talvez seja a infância a dona da minha maior nostalgia. A época em que não possuía responsabilidades, em que optava apenas por presentes e não possuía preocupações quanto à minha forma de expressão.
Saudade é o primeiro beijo, o primeiro amor. É uma paixão adolescente que se ilude com promessas de "sermos felizes para sempre". É um aprendizado constante, são as amizades marcantes, os erros, as conquistas, as alegrias, as tristezas, os medos de fracassar e os sorrisos de um sucesso.
Tenho saudades daqueles que nunca mais vi, daqueles que eu vi ontem e daqueles que não conheço, mas que me serão indispensáveis um dia. Tenho saudades do passado. Mas também tenho do meu futuro, pois sei que mesmo planejando com perfeição, ele nunca será completamente como seu sonhei.
Tenho saudades de resgatar algo que eu mesma deixei escapar. Tenho saudades em qualquer situação, dentro de qualquer lugar, falando qualquer língua: a minha saudade é poliglota, mas aprecia a boa denominação brasileira. Ela não acha que um simples "I miss you" defina seu completo significado.
Talvez para alguém saudade seja a força que impulsiona a vontade de reconstruir a parte que valeu a pena. Para mim, ela é apenas a força de expressão que indica se tenho lembranças as quais desejo manter ou esquecer e que, quando preciso, carrega uma nostalgia que aperta o peito, mas é deliciosa. Saudade para mim não é o desejo de reviver, e sim de viver um presente da melhor forma, com tudo de mais inesperado. A emoção está em planejar um futuro e ser levado a um caminho completamente diferente, se aventurando em situações sem nenhuma estratégia de controle. Viver um novo amor esperando que seja para sempre. Aprendendo como se fosse viver mais 200 anos. Fazer amizades como se fosse viver apenas mais 1 minuto. É fazer valer a pena cada oportunidade que a vida me trouxe, não que eu tenha decidido buscar na memória. Aquilo é passado e se não deu certo, tem algo mais atraente me esperando e que, muito em breve, fará meu passado crescer emoldurado de prazer.

Um comentário: